Etiqueta à Mesa: 7 dicas essenciais para não falhar!

Published on

Os tempos têm mudado, bem como a forma de conviver e de estar, e se, por um lado, a sociedade se mostra mais aberta a novas formas de estar e pensar, por outro, há velhas questões de boas maneiras, que, em certas circunstâncias, são ainda as melhores formas de atuar.

Um casamento, uma ida a um restaurante mais requintado, ou um almoço de negócios são momentos em que se pretende desfrutar de uma bela refeição, mas em que poderemos ter de repensar a nossa postura e etiqueta para que estas sejam coerentes com a experiência mais requintada que se estará a vivenciar.

Para garantir que nada falha num momento como este, selecionámos sete dicas essenciais de etiqueta à mesa que farão a diferença nestas e noutras ocasiões.

1. Não incomodar os outros nem a nós mesmos

    Esta é uma questão muito geral, mas que importa referir. Se, por um lado, não devemos interferir com o espaço que está reservado à pessoa que se senta ao nosso lado, por outro, não devemos também forçar-nos a restringir o espaço que nos foi reservado. Ao fazê-lo, iremos acabar por tomar uma posição pouco cómoda, com os cotovelos unidos, por exemplo, que nos reduzirá os movimentos. Opte por ocupar uma posição o mais cómoda possível e não restrinja em demasia os seus movimentos.

    2. O que fazer com o guardanapo

      O desdobrar do guardanapo marca o início da refeição. Deixe-o dobrado a meio e coloque-o sobre o colo. Evite colocá-lo sobre o peito, preso ao pescoço. Antes de desfrutar da sua bebida, limpe a boca com o guardanapo e coloque-o novamente sobre o colo. Evite utilizá-lo para limpar o prato ou o copo e, se este cair, peça um novo.

      3. Servir-se

        Se as travessas de comida tiverem sido colocadas sobre a mesa sem talher de serviço, não utilize o seu para se servir a si ou a outras pessoas, e não deixe escorregar a comida da travessa diretamente para o seu prato. Com discrição, solicite o talher ao empregado.

        4. Início e ritmo da refeição

          Se, por outro lado, a refeição for servida diretamente no prato, não necessita de esperar que todos os presentes sejam servidos para iniciar a sua refeição, pois a comida acabará por ficar fria. Contudo, se o número de pessoas presentes for reduzido, fazê-lo será de bom tom.

          Uma prova de boas maneiras será estar atento ao ritmo das outras pessoas. Se estiver a comer a um ritmo mais acelerado do que os restantes, procure ajustá-lo para que os possa acompanhar. Pode aproveitar para trocar umas palavras, mas não o faça enquanto mastiga e evite apoiar os cotovelos em cima da mesa.

          5. A sopa

            A sopa é um momento cheio de pontos sensíveis. Em primeiro lugar, não se deve comê-la pela ponta da colher, mas sim por um dos seus lados. Em segundo lugar, se necessitar de inclinar o prato, faça-o para o lado oposto ao seu, e não voltado para si. Por último, segundo as regras de etiqueta à mesa, quando terminar, reserve o prato no mesmo sítio em que foi colocado inicialmente e, apesar de reconhecermos que há sopas deliciosas, não repita a sopa. Certamente terá outra oportunidade para voltar àquele local e desfrutar dessa sopa novamente.

            6. Cortar carne

              Se a refeição for composta por um naco de carne, independentemente do seu tamanho, este não deve ser todo cortado em pequenos pedaços logo no início. De acordo com as regras de boas maneiras, pelo contrário, deve cortá-lo pedaço a pedaço à medida que vai comendo e que a refeição vai prosseguindo.

              7. O talher

                Durante a refeição procure manter o garfo na mão esquerda, exceto se estiver a apreciar um prato que não requeira faca. Tanto os caroços de azeitona como os de fruta, como as cerejas, devem ser recolhidos da boca com o garfo, sendo colocados no prato silenciosamente. Quando terminar, segundo recomendam as regras de etiqueta, posicione o talher, sem ruído, com os cabos voltados para si e todos saberão que estará satisfeito.

                     7+1. Treinar, treinar, treinar!

                A prática leva à perfeição. A nossa dica bónus é que treine estas regras de etiqueta em casa, com familiares ou amigos para que, na hora de testar as suas boas maneiras à mesa, possa suceder.

                Siga todas estas dicas de etiqueta à mesa e com certeza conseguirá desfrutar de refeições mais tranquilas, mesmo quando o momento é mais exigente.

                Poderá ainda saber mais sobre Curiosidades e regras de etiqueta à mesa pelo mundo!, que poderão ajudá-lo se tiver de partilhar uma refeição típica de outra cultura, ou com pessoas de diferentes zonas do mundo, ou mesmo sobre 4 Tendências de decoração de mesa para 2021 se for receber convidados em casa e quiser impressionar!

                Conseguimos ajudar? Subscreva a newsletter Costa Verde e receba em primeira mão as novidades do nosso blogue! 


                Para a elaboração deste artigo foi consultado o livro Tratado de Boas Maneiras de Etiqueta e Civilidade, da autoria da Baronesa de Espinheira.

                ← Back to portfolio